quarta-feira, 22 de março de 2017

DICAS DE ESTUDO

O processo de aprendizagem exige esforço, dedicação e concentração. Sendo assim, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a otimizar seu estudo e aperfeiçoar seu aprendizado. Aproveitem!

1- ENSINE AQUILO QUE ESTUDOU

Tão importante quanto estudar, é solidificar o aprendizado. Uma ótima maneira de alcançar este objetivo é ensinando outras pessoas. Fazendo isso é possível verbalizar e raciocinar, ajudando na memorização e compreensão do assunto de maneira mais ampla. Além disso, é sempre bom compartilhar conhecimento.
Na ausência de uma pessoa disponível para isso, verbalizar em voz alta também pode ser útil. Converse consigo mesmo em frente ao espelho, finja conversar com um amigo ou conhecido. Em suma, fale e ouça o que você está estudando. 

2- ESTUDE NOS SEUS HORÁRIOS DE MELHOR RENDIMENTO

É importante saber os melhores horários em que você se concentra mais rápido e mais efetivamente, pois assim o estudo fica mais fácil e agradável. Obviamente, nem sempre existe uma grande disponibilidade de tempo durante o dia para todos, mas reconhecer o melhor horário possível, pode ser bem mais produtivo e prático.

3- TESTE SEUS CONHECIMENTOS 

Exercitar durante os seus estudos é uma excelente maneira de fixar o conteúdo e se preparar para possíveis avaliações. Além de diagnosticar os pontos que não foram solidificados e precisam ser revistos. Então, façam exercícios, simulados, revisões e qualquer outra ferramenta que permita avaliar qualitativamente seu estudo.

4- RELAXE E DESCANSE!

Estudo e cansaço é uma péssima combinação. Seja físico ou mental, estar cansado irá tornar seu estudo maçante, pouco proveitoso e desgastante. Por isso, intercale seus momentos de estudo com momentos de descanso, fazendo atividades que permitam abstrair e relaxar um pouco a mente. Durma corretamente, brinque com seu pet, faça uma caminhada, ouça uma música, veja um filme ou série.
O importante é se desligar temporariamente das cobranças acadêmicas e reservar um tempo para seu bem estar, afinal de contas o estresse é um grande inimigo do seus estudos.

5- FAÇA ANOTAÇÕES

Muita gente tem uma facilidade maior de fixar o conteúdo com anotações, por essa razão fazer resumos, tópicos e transcrever o conteúdo estudado pode ser uma ótima maneira de otimizar seu aprendizado. Apesar de não ser algo que abrange a todos, tendo em vista que existem pessoas que estudam e mantem o rendimento sem anotações, vale a pena tentar. Lembrando que estudos apontam que a escrita manual possui maior efetividade do que a digitação, por conta das áreas cerebrais relacionadas em cada processo.

6- ESCUTE MÚSICA CLÁSSICA

Muitas linhas de pesquisa debruçam-se sob a perspectiva da música clássica como um facilitador do aprendizado. É indiscutível a importância da música clássica para a cultura, todavia, o que se sabe hoje em dia é que ela estimula áreas corticais de uma forma mais intensa do que as músicas contemporâneas e isso favorece a consolidação do conhecimento. Ou seja, além de belas essas músicas têm potencial de auxiliar no estudo. 

Por isso, convido-lhes a ouvir esta composição: Bolero, de Maurice Ravel que é muito linda e muito bem interpretada!


Espero que tenham gostado! :)

Um comentário: