domingo, 5 de março de 2017

ESÔFAGO E ESTÔMAGO

ESÔFAGO (Primeira imagem)
A parede do esôfago é constituída de 3 camadas: mucosa (pregueada), submucosa, muscular externa e adventícia ou serosa. A camada mucosa é constituída por: epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado; lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo e muscular da mucosa (constituída de músculo liso). A camada submucosa é formada por um tecido conjuntivo fibroelástico, que contém glândulas esofágicas constituídas de células mucosas e serosas. A camada muscular externa é formada por músculo estriado esquelético e músculo liso. As fibras musculares desta camada estão orientadas em duas camadas, uma circular interna e uma longitudinal externa. A cobertura externa do esôfago é formada por uma  adventícia até a altura do diafragma e em seguida por uma serosa.

ESTÔMAGO (Segunda imagem)
 A parede do estômago é constituída de 3 camadas: mucosa, submucosa, muscular externa e serosa. A mucosa gástrica é composta por um epitélio cilíndrico simples, que se invagina formando as fossetas gástricas, contendo principalmente células mucosas. Abaixo das fossetas encontram-se as glândulas gástricas (tubulares) da região de corpo e fundo que se abrem no fundo de cada fosseta.
A porção anterior das glândulas (istmo e colo) se apresenta palidamente corada devido à presença das células mucosas e células parietais. As células parietais são grandes, arredondadas, apresentam núcleo central e acidofilia citoplasmática.
A base das glândulas apresenta-se intensamente corada devido à predominância das células principais (ou pépticas) secretoras de pepsina. As células principais são pequenas, apresentam um formato piramidal, núcleos localizados no polo basal e acentuada basofilia citoplasmática.
As glândulas gástricas estão rodeadas por lâmina própria, porém não ultrapassam a muscular da mucosa. Extensões de músculo liso podem ser encontradas entre as glândulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário