domingo, 7 de maio de 2017

RIM

O rim é constituído por uma cápsula de tecido conjuntivo; zona cortical e zona medular.
Na zona cortical encontra-se os corpúsculos renais e os túbulos contorcidos proximal e distal. No corpúsculo renal observa-se o folheto parietal da cápsula de Bowman  composto por epitélio pavimentoso simples,  o espaço urinário ou capsular e o glomérulo (tufo de capilares). No glomérulo são encontradas células endoteliais, podócitos e células mesangiais intraglomerulares, sendo difícil a distinção entre elas nos cortes histológicos comuns.
O túbulo contorcido proximal apresenta epitélio cúbico simples, com células grandes e intensamente acidófilas, enquanto que o túbulo contorcido distal apresenta células menores e pouco coradas. Nas proximidades do corpúsculo renal, o túbulo contorcido distal apresenta um segmento da sua parede modificado, com células cilíndricas apresentando núcleos mais corados e próximos uns dos outros, esta região é chamada mácula densa.

Na zona medular são observados a alça de Henle e os túbulos coletores. A porção espessa da alça e os túbulos coletores são dificilmente diferenciados, já que ambos apresentam epitélio cúbico simples. Assim como a porção delgada da alça de Henle e os capilares apresentam um epitélio pavimentoso simples. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário